O Cheiro do Ralo (2007)

18 de Dezembro de 2012 at 21:47 Deixe um comentário

o-cheiro-do-raloverde

O Cheiro do Ralo é um dos filmes mais engraçados que já vi no cinema brasileiro, mesmo que a grande maioria das pessoas que estavam na sessão onde eu me encontrava, na época  de sua exibição, pensassem diferente. Eu até entendo, pois a história de amor contada na película é um tanto quanto diferente do que o público médio está acostumado.

O filme é baseado no romance homônimo de Lourenço Mutarelli, um dos grandes escritores da cena nacional da atualidade, e é protagonizado pelo onipresente Selton Mello, em um dos papéis que considero um dos melhores de sua carreira, a direção ficou a cargo de Heitor Dhalia, dos elogiados Nina (2004) e À Deriva (2009), que também ajudou a escrever o roteiro juntamente com Marçal Aquino.

Lançado em 2007, O Cheiro do Ralo conta a história de Lourenço, dono de uma loja que compra objetos usados, seus principais clientes são pessoas com dificuldades financeiras, e Lourenço aproveita desta situação para negociar os objetos e comprá-los por preços baixos, chegando a ser sádico com as pessoas que vão até ele vender peças muitas vezes significativas em suas vidas, até se apaixonar por uma bunda.

Sim, o protagonista do filme se apaixona por uma bunda, não pela dona dela, para Lourenço o que existia apenas naquele universo era a bunda e ele irá durante toda a trama buscar ter aquela bunda só pra ele.

A  bunda

A bunda

Lourenço não enxerga o ser humano, a sua profissão e a sua personalidade com o passar dos anos o fez apenas enxergar objetos, e é dessa forma que ele lida com as pessoas que o cercam, querendo apenas dela aquilo que o interessa, comprando a preço baixo tudo que é mais valioso para elas. Mas tudo começa a ser questionado por ele quando começa  a sentir um forte cheiro vindo ralo do banheiro de sua loja, a partir daí, começa uma série de questionamentos da vida e do ser humano.

Chega um momento que para dar fim ao cheiro insuportável que vem do ralo,  manda tampa-lo com cimento. Mas isso pode também ser interpretado como a vontade de Lourenço em acabar com as ideias que tanto o incomodam.

Para mostrar ainda mais a dificuldade do personagem em ter relações sociais, o filme nos mostra a única coisa que desperta o afeto nele, um olho de vidro que passa a ser sua obsessão, criando uma história própria pra ele, o olho ganha história para preencher um vazio em sua vida.

Selton Mello e Lourenço Mutarelli

Selton Mello e Lourenço Mutarelli

Em uma interpretação soberba de Selton Mello, ele nos faz interessar por um personagem que  não tem nenhum sentimento que nos faça gostar dele, um cara que pouco se importa pelo destino das pessoas, que exala o seu desprezo e cinismo, um sujeito desprezível. Mesmo com todas essas “qualidades”, o filme é muito engraçado, principalmente se você for fã de humor negro.

Recomendo muito este filme, não tem um humor fácil, é extremamente inteligente, um dos grandes filmes da história recente do cinema nacional. E fica a pergunta: O Cheiro vem do ralo?

Curiosidades

  • O que torna o filme ainda mais interessante foi a forma que foi produzido, custando uma mixaria (em termos cinematográficos) e bancado por quase todas as pessoas que participaram das filmagens e sendo todos creditados como produtores.
  • Lourenço Mutarelli interpreta o segurança de Lourenço.
  • Tirando o personagem principal, nenhum outro personagem é chamado pelo nome.

Veja o filme:

Por Gederson Ferreira

Entry filed under: Crítica. Tags: , , , , , , , .

Primo Basílio (2007) Trailer: Vai que Dá Certo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Artigos Recentes

Sucesso de bilheteria


palpitandoocotidiano

Aqui você encontra um pouco de tudo. O importante é palpitar.

%d bloggers like this: