O Homem do Ano (2003)

11 de Dezembro de 2012 at 2:22 Deixe um comentário

Só tenho uma coisa a dizer sobre esse filme: Murilo Benício é FODA! Não lembro detalhes da história e de como ela termina, pois tem muito tempo que vi o filme. Por isso mesmo não posso dizer com precisão se ele é ótimo ou não. A única coisa que me resta é a memória afetiva de uma história que vi aos 18 ou 19 anos, então digo que “O Homem do Ano” é sensacional.

O homem do ano

Assisti ao filme na TV, mesmo lugar em que conheci e acompanho a carreira de Murilo Benício. Sempre fui fã do ator fluminense, mas confesso que minha paixão por seu talento foi sacramentada ao ver “O Homem do Ano”. Benício está transformado. É impressionante a força com a qual ele interpretou Máiquel. O trabalho foi tão brilhante que eu não conseguia enxergar o Benício interpretando o Máiquel. Eu só via o Máiquel.

Baseado no livro “O Matador”, de Patrícia Melo, a história foi adaptada para o cinema por José Henrique Fonseca, filho do maravilhoso escritor Rubem Fonseca e marido de Cláudia Abreu, atriz que interpreta a esposa de Máiquel. A história conta a vida de um cara normal, um suburbano carioca que pinta o cabelo de loiro após perder uma aposta para um amigo. O novo visual lhe rende uma briga com outro colega (Wagner Moura), um vizinho marginal. Máiquel não suporta a chacota e num momento de ira mata o tal colega. Só que, detalhe, todos odiavam o cara, um ladrãozinho de merda que atormentava a comunidade.

Após esse crime, Máiquel é visto como um herói por todos. E a sequência onde ele é presenteado pela comunidade foi uma das melhores que eu já vi no cinema nacional. A todo momento alguém bate à sua porta pra lhe dar um presente, e entre os mimos está um porco. Isso mesmo, um porco que Máiquel cuida como se fosse um filhote de cachorro. A relação dele com o bicho é engraçadíssima e rende muito ao longo da história.

Para fazer o filme, Benício teve que descolorir os cabelos e criou um trejeito facial que lhe causou problemas em seu trabalho seguinte, a novela “O Clone” (2001). (Lembrando que o filme foi lançado em 2003, mas as filmagens aconteceram bem antes desta data). Na trama global o ator interpretou três personagens protagonistas e foi muito criticado por seu desempenho. Não querendo, mas já defendendo, não é fácil fazer três papéis em uma novela de nove meses, ainda mais quando o personagem anterior te exigiu tanto que você ainda não conseguiu sair dele.

Após se tornar herói de sua comunidade, Máiquel passa a ser conhecido pela polícia e pelas demais classes sociais. E a ponte entre ser o herói do povo a se transformar num matador de aluguel é transposta após um pedido de seu dentista. Máiquel não tem condições de pagar por um canal no dente, e o prestimoso profissional oferece seu serviço em troca de um pequeno servicinho de Máiquel.

E é aí que nosso protagonista se transforma. Ele segue o caminho Walter White e de um simples e pacato cidadão se torna um matador respeitado, temido e bajulado pela alta classe carioca. O mundo dele se transforma, assim como a relação com sua mulher, que é afetada pelo porco e por outras mulheres. Apesar do filme ser relativamente velho, não vou dar spoilers sobre o porco, é muito divertido esse arco da história e não tirarei de vocês essa sensação.

Como disse, não lembro muitos detalhes da história que também conta com as participações de Natália Lage, Jorge Dória, José Wilker, Mariana Ximenes e Paulo Césas Pereio. O que me recordo perfeitamente é da atuação especial de Murilo Benício. O personagem é simplesmente improvável, suas atitudes e mudanças são incríveis. E tudo isso é feito com muito talento por Benício. Ele é um matador assustador, e sua ira vai crescendo de uma forma que é impossível não se amedrontar diante da tela. Assistam “O Homem do Ano”, um dos melhores filmes brasileiros que já vi e uma das melhores atuações da carreira de Murilo Benício. Eu recomendo muito!

Por Débora Anício

Entry filed under: Crítica, Opinião. Tags: , , , , , , , .

As Aventuras de Agamenon, O Repórter (2012) Primo Basílio (2007)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Artigos Recentes

Sucesso de bilheteria


palpitandoocotidiano

Aqui você encontra um pouco de tudo. O importante é palpitar.

%d bloggers like this: