Raul Seixas – O Início, o Fim e o Meio (2011)

30 de Novembro de 2012 at 18:38 Deixe um comentário

raul-seixas

Sou fascinado por música e cinema, por isso adoro assistir aos documentários que falam sobre músicos/bandas ou algum evento que foi marcante no mundo da música, seja nacional ou internacional. Neles, podemos ver depoimentos de amigos próximos e familiares e imagens raras que acabam humanizando aqueles personagens.

E “Raul Seixas – O Início, o Fim e o Meio” do diretor Walter Carvalho (Cazuza – O Tempo Não Para) consegue humanizar um dos grandes ídolos do rock brasileiro, Raul Seixas.  Mas Walter Carvalho, não deixa a lenda morrer, ao mesmo tempo em que vai humanizando o personagem Raul Seixas, ele vai colocando ingredientes para transformá-lo em uma figura maior.

A obra nos conta como Raul Seixas misturou em uma mesma panela Elvis Presley e Luiz Gonzaga, mostrando o compositor sofisticado, com suas canções cheias de ironias sem deixar de ser extremamente popular. A sua relação com as drogas e a filosofia de Aleeister Crowley. O pai e filho carinhoso que era, mas a sua personalidade autodestrutiva muitas vezes exposta em suas canções.

O filme traz os depoimentos de Nelson Motta (figurinha fácil neste tipo de obra), Pedro Bial, Caetano Veloso, amigos de adolescência, filhas, esposas, entre outros.  Mas a figura que mais se destaca entre os que dão os seus depoimentos é Paulo Coelho.  Um dos principais parceiros e o mais conhecido deles, Paulo Coelho conta que apresentou todas as drogas possíveis para Raul Seixas na época em que eram amigos. E não esconde que entre eles havia sempre uma tensão e uma rivalidade para saber quem era o melhor.

O escritor Paulo Coelho foi um dos principais parceiros de Raul Seixas

O escritor Paulo Coelho foi um dos principais parceiros de Raul Seixas

O documentário não é a obra definitiva sobre Raul Seixas, pois Raul não foi um cara fácil de se entender, um homem de várias facetas e ideias sempre conflitantes, uma  incrível metamorfose ambulante (me perdoem, não resisti), mas nos ajuda a compreender o artista que inspirou tantas pessoas a se parecerem com ele, a se vestirem como ele,  e buscar perpetuar a sua obra.

Então, Toca Raul!

Veja o filme completo, logo aí abaixo.

por Gederson Ferreira

Entry filed under: Crítica. Tags: , , , , , , .

À Beira do Caminho (2012) Trailer Os Penetras (2012)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Artigos Recentes

Sucesso de bilheteria


palpitandoocotidiano

Aqui você encontra um pouco de tudo. O importante é palpitar.

%d bloggers like this: